Warning: Undefined array key 0 in /var/www/tgoop/function.php on line 65

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/tgoop/function.php on line 65
10110 - Telegram Web
Telegram Web
Foto de cristianecostabelarmino
Audio
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
11 de Setembro de 2024

Leitura do dia:
Ezequiel 20 a 22
Atos 8



O povo de Judá queria abandonar a Deus. Eles queriam adotar os caminhos e ser como as nações, como as outras gerações da terra. Eles estavam fugindo de Deus tão rapidamente quanto as suas pernas lhes poderiam carregar. E apesar disso, Deus disse: o que veio ao vosso espírito de maneira alguma sucederá (20:32 ARC). Podemos parafrasear desse modo: Vós não quereis ser o meu povo ou viver a boa vida que Eu escolhi para vós? Bem, podeis correr, mas Eu não vos deixarei ir longe. Embora me rejeiteis, eu não vos rejeitarei. Sois meus, e Eu jamais vou deixar vocês partirem.
Deus estava determinado a resgatar o seu povo do paganismo, apesar do modo como eles agiam. O povo de Judá logo iria descobrir como a disciplina divina poderia ser dolorosa. Mas ser abando- nado? Nunca! Deus nos ama. Ele nunca desiste, mas busca impetuosamente os seus amados até que se voltem a Ele.
E então, se os seus ou os meus filhos fizeram uma conversão proibida na estrada da vida, como o povo de Judá, não devemos abandonar a esperança. O que eles tinham em mente quando se desviaram do Senhor nunca acontecerá! Deus não deixa que os seus amados fujam.
Deposite a sua esperança onde a sua fé está depositada: em Deus!

Atos 8

Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria.
Atos 8:1
A Igreja que prospera em meio à perseguição desmorona quando em comodidade.
Os apóstolos tinham sido informados de que o propósito de Deus era semear o evangelho, em primeiro lugar, em Jerusalém, depois, em toda a Judeia e Samaria e, por fim, até os confins da terra. No entanto, durante muito tempo, a Igreja foi um fenômeno de Jerusalém. Os milhares de conver- tidos vinham daquela cidade e ali permaneciam. Por que deixar uma comunidade afetuosa de cristãos que possui líderes tão notáveis?
Todos nós temos a tendência de nos acomodar aqui na terra. Ainda que pareça estranho, as bênçãos de Deus podem treinar a nossa vitalidade espiritual. Foi necessário que houvesse uma grande perseguição para dispersar os cristãos de Jerusalém e a mensagem do evangelho por toda a Judeia e Samaria. Não devemos nos acomodar confortavelmente neste mundo. Deus tem um trabalho a ser realizado por cada um de nós.
A perseguição intensa dispersou os judeus pela Judeia e por Samaria. Os samaritanos e o mágico chamado Simão foram convertidos pela pregação de Felipe. Os apóstolos vieram de Jerusalém para investigar e transmitir o Espírito Santo de uma maneira que estabeleceu a sua autoridade e a unidade da Igreja.
Simão foi repreendido por tentar comprar poder espiritual. Um anjo instruiu Filipe a deixar o maravilhoso ambiente do avivamento para conduzir um único indivíduo a Cristo, porque os planos de Deus não podem ser frustrados e o seu amor por nós é bastante o suficiente para Ele não desistir de nenhum de nós!

Ceres Silva
Audio
12 de Setembro de 2024

Leitura do dia:
Ezequiel 23 e 24
Atos 9




Na alegoria apresentada no capítulo 23 de Ezequiel, as duas irmãs, Oolá e Oolibá representavam, respectivamente, Samaria e Jerusalém, as capitais dos Reinos do norte e do sul. Ezequiel utilizou metáforas sexuais chocantes para descrever como as duas nações violaram a aliança com Deus. Por meio dessa parábola, Ezequiel destacou o horror da idolatria.

Oolá e Oolibá são formas variantes que significam “habitantes de tendas”, talvez uma referência à origem de Israel como uma nação sem terra. A alegoria conjugal é utilizada para descrever o relacionamento entre Deus e Israel.
No capítulo 24, a parábola é um revés irônico da imagem da panela e da carne usada pelos líderes de Judá. Em Ezequiel 11:3, o destaque era a atividade militar e o preparo para guerra. Aqui, o destaque recai sobre a destruição de Jerusalém.

O sangue derramado de uma pessoa inocente era prova de injustiça visível para Deus. A insensibilidade moral dos habitantes de Jerusalém era tão grande que eles praticavam a corrupção aberta e descaradamente.
A morte da esposa de Ezequiel deve ter sido incrivelmente difícil para o profeta, mas ele respondeu com fidelidade a essa tragédia conforme Deus instruiu. A causa de sua morte foi descrita como “as súbitas”, normalmente uma referência a peste ou doença. Ezequiel foi proibido de adotar os procedimentos habituais do luto público. Seu sofrimento havia de ser em silêncio. Essa atitude pouco convencional deve ter sido um testemunho poderoso para o povo.

Atos 9

Saulo, cognominado Paulo, foi um dos homens mais influentes na Igreja Primitiva. Apesar de todos os seus títulos e de não acreditar que Jesus era o Filho de Deus, Paulo foi escolhido e capacitado pelo próprio Deus para ser um apóstolo.

Dos 27 livros escritos no Novo Testamento, 13 foram escritos por ele. Frutos de uma vida missionária e de um desejo sobrenatural de declarar as boas novas de que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo que morreu por nós!
Paulo não foi um dos doze discípulos, mas teve um encontro sobrenatural com Jesus e passou a viver com Ele, por meio Dele e para Ele. Quando temos um encontro real com Jesus, isso acontece na nossa vida, passamos a viver com Ele por meio Dele e para Ele. E você? Já teve esse encontro com Jesus? Se não, não desista de continuar a ler as Escrituras, porque são elas que revelam quem Jesus é!

Ceres Silva
Audio
Foto de cristianecostabelarmino
Audio
13 de Setembro de 2024

Leitura do dia:
Ezequiel 25 e 26
Atos 10


A série de predições contra nações estrangeiras apresentadas nos capítulos 25 e 26 de Ezequiel aparentemente foi dada enquanto os exilados na Babilônia aguardavam uma palavra sobre o destino de Jerusalém.
Os filhos de Amom foram uma possível vítima da atual campanha babilônica, mas foram poupados quando Nabucodonosor se voltou para o Ocidente, em direção a Judá. A alegria deles pela queda de Jerusalém, porém, era baseada tanto na maldade contra um antigo inimigo quanto no alívio. Agora Ezequiel anunciou que a virada deles viria logo, como de fato aconteceu.
A ascensão e a queda de nações em nossos próprios dias sugerem que Deus continua abençoando aqueles que recebem bem e apoiam o povo da sua aliança. A passagem também remete a um elemento da promessa de Deus a Abraão: aqueles que abençoarem o seus descendentes serão abençoados, e aqueles que os amaldiçoarem serão amaldiçoados.
Os oráculos contra dois dos vizinhos de Israel, Fenícia e Egito, estão contidos nesses capítulos. Tiro era um porto marítimo importante para os fenícios. Muito espaço é dedicado a profecia sobre essas duas grandes potências. Ambas resistiram a Nabucodonosor, a quem Ezequiel reconheceu como instrumento do juízo de Deus.
O rei babilônio atacou Tiro em alguma ocasião, por volta de 585 a.C. O historiador judeu Josefo relatou que Nabucodonosor sitiou Tiro durante 13 anos. Ezequiel utilizou uma analogia com a expressão “cova” entre a descrição de Tiro e os mortos que descem à cova, transmitindo assim a finalidade da destruição da cidade.

Atos 10

Cornélio, um centurião, era oficial do Exército responsável por 100 soldados. Ele era bom para o povo judeu e, apesar de ser um gentio, adorava a Deus. Por meio da apresentação do evangelho feita por Pedro, Cornélio se tornou seguidor de Jesus Cristo. Pedro batizou Cornélio, o primeiro gentio convertido, e a conversão desse centurião marcou o início da atividade missionária entre os gentios.

Nos tempos bíblicos, havia um preconceito radical entre judeus e gentios. Os judeus se referiam aos gentios como “cães”, considerando-os impuros e agindo como se nada tivessem a ver com eles. Nenhum judeu ortodoxo entraria na casa de um gentio, muito menos se sentaria à sua mesa para comer. A visão de Pedro o convenceu de que, assim como não há carne de animal pura ou impura, nenhum ser humano deveria ser considerado limpo ou imundo. Por meio da revelação de Deus, Pedro reconheceu que Jesus Cristo havia morrido por todos os povos.

Ceres Silva
Audio
14 de Setembro de 2024

Leitura do dia:
Ezequiel 27 ao 29
Atos 11



Uma das características mais fascinantes do capítulo 27 é o registro de comércio encontrado nos versículos de 10 a 25a. A lista de parceiros comerciais de Tiro, começando com Tarsis no Ocidente, e movendo-se para o Oriente, é o mais importante documento existente usado por aqueles que estudam o comércio do antigo mundo mediterrâneo.
Que livro incomparável é a nossa Bíblia! As pessoas frequentemente dizem coisas como: “A Bíblia não é um livro didático de ciências”, como se a nossa religião devesse ser fundamentada na ciência, e assim desconsideram a riqueza infindável que está contida na Palavra de Deus. No entanto, os escritos de Ezequiel sobre Tiro, descrevem, em detalhes exatos, a campanha militar de Nabucodonosor, e refletem, com cuidado e exatidão, as práticas comerciais e as mercadorias comerciais da época. A total autenticidade desses detalhes históricos nos lembra que a Bíblia não é um livro de mitos e mistérios religiosos. A Bíblia é um relato histórico e exato do que Deus disse e fez no espaço e no tempo. Podemos confiar completamente na Bíblia em todos os detalhes, apesar das tentativas de alguns de desafiar a exatidão das Escrituras, e de negar o seu caráter como uma obra divinamente inspirada.
A mudança no meio do capítulo 28 de príncipe de Tiro para rei de Tiro parece significativa para muitos comentaristas. Essa opinião é apoiada pelas referências do texto ao Éden, a posição do sujeito como um “querubim protetor”, e à referência da sua criação por Deus. O que temos aqui é uma análise da queda de Satanás, e uma percepção inigualável sobre a entrada do mal no Universo de Deus.

Atos 11

Barnabé foi enviado à Antioquia. Era um homem generoso que, anteriormente, havia vendido todas as suas posses e entregado o dinheiro à Igreja de Jerusalém. Fora enviado pela Igreja de Jeru- salém a fim de verificar o crescimento dessa Igreja radical entre os gentios. Barnabé foi o homem responsável por levar Paulo à Antioquia e, mais tarde, acompanhou o apóstolo em sua primeira viagem missionária. Como precisamos de “Barnabés” nos dias de hoje para ajudar os “Paulos” que estão escondidos por aí. Ou seja, homens e mulheres cheios de dons, mas que estão feridos ou mago- ados com pessoas ou igrejas. Homens que precisam de novo ver o amor e o cuidado de Deus, e Deus precisa de canais para isso.
Muitos judeus que viviam fora da Palestina estabeleceram-se em Antioquia, o lugar onde os cristãos em Cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez. O que começou como um apelido tornou-se a forma de identificar aqueles que viviam e se comportavam como Cristo.

Ceres Silva
Audio
2024/11/12 10:14:57
Back to Top
HTML Embed Code: