Telegram Web
São Bernardo do Campo

27 De Setembro de 2020

Graça e Paz .


Se for preciso, falte um culto de domingo ou um culto da semana pra cuidar da sua família.
Se for preciso falte a conferência de ativação profética e vá ser profeta na vida dos seus pais dando a eles honra.
Se for preciso falte uma aula da Escola Bíblica para jogar futebol com seu filho.
Se for preciso deixe de fazer Missões um dia para dar um dia de princesa a sua filha.
Se for preciso deixe de carregar a mala do pastor para ajudar a sua esposa nos serviços doméstico.
Se for preciso deixe de comprar livros teológicos, de pagar matrículas de seminário e honre as contas da sua casa.
Se for preciso falte uma vigília de oração, ou o culto do avivamento, para ter uma noite de amor com sua esposa ou com seu marido.
Se for preciso não vá a um culto de casais, vá pra casa pedir perdão ao seu cônjuge.
Se for preciso exerça seu ministério profético sendo profeta no seu lar.
Se for preciso se desapegue do púlpito para cuidar de você, da sua saúde física e mental, até porque não é mais necessário dar a sua vida pela igreja, o dono dela já deu a dEle.
Se for preciso se desapegue do templo, da programação do templo pra cuidar do templo.
Não existe sacerdócio se este sacerdócio não começa em casa.

Seja intenso no seu chamado e no seu propósito, sirva a igreja, cumpra seu ministério, mas tudo isto só terá sentido se sua família chegar no final da caminhada contigo.
Não adianta Pastorear a igreja com os filhos na cadeia porque não houve discipulado em casa.
Não adianta dar conselho a casais, se sua casa está uma bagunça.
Não adianta ganhar o mundo e perder a sua casa.
Só diga que está cuidando da obra de Deus, se sua família é a obra de Deus.
Como diria um grande pensador:
O ''altar'' da religião nunca pode atrapalhar a intimidade e a comunhão da Família.
A vida, o ministério, a igreja, os relacionamentos, as conquistas, o sucesso e o amor conjugal têm seus ritmos, seus rituais, suas estações, suas paradas e sua cadência. Respeite-os. Seja paciente. Avance. Dê as paradas estratégicas. Paradas de descanso, renovação e calibragem.Aceite as paradas imprevisíveis. Elas geralmente tratam nossos corações. Seja grato sempre. Não desista de avançar. Descubra os ritmos que o Eterno definiu para sua vida. Eles nunca são os mesmos. Sempre haverá novidade e graça. #dicasdoprjeremias

Pr Jeremias Pereira
São Bernardo do Campo

4 De Outubro de 2020

Graça e Paz .

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)

A carta Aos Filipenses tem muitas orientações de valor para a vida. Ela nos ajuda a justar perspectivas sobre o Evangelho e sobre o nosso modo de vida. Ajuda-nos a encontrar caminhos seguros para lidar com nossas inseguranças e orienta-nos sobre como enfrentar as ansiedades diante das incertezas tão comuns em nossa vida. Encaminhando-se para concluir, Paulo traz mais um aspecto fundamental para vivermos vidas maduras e saudáveis: a gestão de nossa mente!

Devemos avaliar nossos próprios pensamentos para evitar nos tornarmos vítimas deles. Nem sempre pensamos de forma apropriada. Nossos pensamentos são fortemente influenciados por nossas experiências e nossas convivências. São influenciados por aquilo que costumeiramente lemos e ouvimos. E todos esses “canais" de alimentação para nossos pensamentos podem ser poluídos. E aí, o que foi colocado na mente, se de qualidade ruim, frutifica em pensamentos impróprios, em ideias que nos farão mal. Nessas condições solucionaremos mal os problemas, construiremos diálogos ruins e nos faltará inspiração para fazer o bem, para perceber o outro e sermos amáveis.

Por isso Paulo diz: pensem em coisas nobres, corretas, puras; sejam inspirados pelo amor e tenham ideias que promovam a honra. Para que não precisemos nos arrepender de nossas atitudes ou tenhamos dificuldades de explicar nossas escolhas, cuidemos dos nossos pensamentos. Procuremos colocar boas coisas em nossa mente. Se não temos coragem de colocar um pedaço de carne podre na boca e engolir, saibamos que, tanto quanto, pensamentos podres fazem mal à vida. Que nossa fé nos leve a esse nível de zelo: avaliar os próprios pensamentos e escolher pensar naquilo no que teríamos orgulho em declarar. Tanto a Deus quanto às pessoas!

Desejo força a todos nessa quarentena e cuidado.

Deus é Bom em todo o tempo .

Abraços .
São Bernardo Do Campo , 7 De Novembro de 2020.

Graça e Paz.

"Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4.5)

Quem somos nós? Como somos? Que tipo de pessoas somos? Essas são perguntas importantes. Pois elas se relacionam com a seguinte pergunta: quem é o nosso Deus? Nossa fé pode criar deuses e criamos. Mas Jesus veio para que conheçamos quem Deus realmente é e sejamos transformados por isso. Quando Paulo conheceu Deus em Jesus foi totalmente mudado. Há quem viva no mundo sem crer em Deus, ignorando-o ou negando-o. Mas um cristão vive crendo em Deus. Ele, diariamente, ainda que com pressa, pensa em Deus e Lhe dirige alguma oração. Mas, quem é este Deus a quem estamos orando e nele crendo? Como Ele me inspira a viver? Sabendo que Ele sabe quem sou e quem procuro ser?

Há pessoas que não creem em Deus e cujo caráter e atitudes são melhores do que as de muitos que crerem. Elas respeitam e valorizam o próximo, são honestas e generosas. São equilibradas na maneira de lidar com a vida. Enquanto há cristãos que, apesar de afirmarem sua fé em Deus, são desrespeitosos, desonestos e mesquinhos. Vivem de forma desequilibrada. Isso é uma grande e triste contradição! Por que há cristãos que não estão aprendendo o respeito, a honestidade e a generosidade? Por que oram tão fervorosamente, condenam certos pecados, mas revelam um caráter deformado, sem a beleza cotidiana de um ser humano saudável e maduro? Quando é assim, os descrentes ficam confusos sobre Deus. Pois se deparam com uma contradição dos que creem.

Paulo pediu aos irmãos de Filipos que manifestassem amabilidade a todos. Houve tempo em que não pediria, embora cresce no Deus de Israel. Quando conheceu o quanto Deus é amável, mudou. Se o Senhor está perto de nós, que sinais de Sua presença estamos manifestando? Gálatas 5.22-23 fala do fruto do Espírito Santo que inclui amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. São essas as marcas de nossa fé? Esse é o caráter de nossa religião? O modo como agimos, nossas atitudes e a maneira como nos relacionamos declara o tipo de fé que temos e o tipo de Deus que adoramos. Não é raro nos enganarmos sobre Deus e, infelizmente, muitos vivem contradizendo a Deus pelo modo como vivem sua fé. Porém, se formos humildes, perceberemos o desvio. E poderemos ser uma afirmação e não uma contradição do Deus revelado por Cristo Jesus.
"Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” (Salmos 40.2)

Você já esteve preso num poço de destruição, num atoleiro de lama? Essa é a forma poética usada pelo salmista para significar algo muito difícil que viveu. O que teria sido? No verso 12 ele fala de males e culpas: "Pois incontáveis problemas me cercam e as minhas culpas me alcançaram, e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.”

Os males da vida e os nossos erros, nossos pecados, podem nos levar ao mesmo lugar que levou Davi. Esse “lugar" acontece dentro de nós: desesperança, tristeza, vazio, angústia e a sensação de que não há saída. Culpa, desamparo e solidão consomem toda a esperança. O que fazer? Alguns chegam ao ponto de desistirem da vida.

Davi está falando disso, mas como alguém que já saiu do poço de destruição, do atoleiro de lama. E como? Ele colocou toda a sua esperança em Deus (v.1). O mundo precisa saber que há um Deus que se importa! Por isso o testemunho do rei de Israel está nas Escrituras e podemos lê-lo. O Deus que o livrou também pode nos livrar e livrará. Mas quantos estão lendo? Aí entramos eu e você. Precisamos personificar a palavra de Deus ao nosso próximo. Ser o Evangelho que ele leia, diariamente! Nossas experiências com Deus, o perdão que recebemos, o consolo e a nova vida que encontramos em Deus devem ser anunciados enquanto nos relacionamos, trabalhamos e enfrentamos as circunstâncias da vida. Se tivermos oportunidade devemos falar, mas em todo tempo devemos demonstrar com nossas atitudes. Afinal, como afirmou Pedro, temos a missão de anunciar as grandezas d’Aquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz! (1 Pd 2.9-10).

Se olharmos à nossa volta com a devida atenção, veremos muitas pessoas presas em poços de destruição e atoleiros de lama. Muitas vivem dissimulando, fazendo de conta que não é bem assim. Outras estão iludidas com seus bons momentos: saúde, dinheiro, sucesso… Se nos esquecermos de Deus a vida acabará se revelando um lugar sem saída. Há muitos vivendo esquecidos de Deus! Há muitos que não creem, que nem imaginam que Deus se importa com eles! Conte a outros! Conte do amor, graça e misericórdia que Deus lhe tem ofertado! Demonstre a fé que tem lhe dado vida! As Boas Novas do amor de Deus deve ser a noticia diária de nossa vida. Espalhe!
Bom dia a todos .

Estaremos retomando as atividades do canal , devido a estarmos novamente em quarentena .

Deus continua sendo bom .

Graça e Paz
São Bernardo Do Campo , 29 De Março de 2021.

Graça e Paz a todos .

📖 “Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida.” (Mateus 14:15)

Em minha opinião os discípulos demonstraram sensatez ao darem este conselho a Jesus. Eles haviam passado o dia inteiro com a multidão e estava ficando tarde. Eles certamente estavam com fome e sabiam que a multidão também estava. O que tinham para comer mal daria para eles e o Mestre. Por isso, o melhor a fazer era mandar a multidão embora para que buscassem alimento para si. Eles estavam sendo prudentes e não me parece haver em sua atitude qualquer sinal de egoísmo ou desinteresse pelas pessoas! Ao contrário! Talvez conhecessem muitos da multidão, pois eram gente do povo. Talvez ali estivessem alguns de seus amigos e gente com quem haviam crescido. O quanto antes aquela reunião acabasse melhor seria para todos. Jesus devia estar distraído. Não é possível que não percebesse a situação! Era melhor chamar sua atenção.

Talvez os discípulos tenham esperado até o último momento. Mas, diante da aparente distração de Jesus, resolveram intervir. Convido você a refletir sobre esse momento, quando os discípulos consideraram que Jesus não estava fazendo o que deveria fazer. Quanto a mim, sou lógico demais para situações assim! Se fosse um dos discípulos talvez eu tivesse tentado combinar previamente com o Mestre um horário limite para a reunião, antecipando ainda mais a solução. Garantindo assim que tudo aconteceria “da melhor forma”. As vezes podemos nos ver em situação semelhante, tomados pela sensação de que Deus não está entendendo direito e não está fazendo o que deveria. A maioria de nós gosta de controlar e confia muito na própria lógica. Temos certeza sobre como as coisas deveriam ser e nos vemos aflitos quando Deus parece não concordar conosco.

O restante do texto vai nos mostrar que Jesus sabia exatamente o que estava fazendo. Mais que a necessidade e as circunstâncias que os discípulos viam tão bem, havia um propósito que somente Jesus sabia. Não olho para vida tentando explicar cada momento de tensão por um propósito oculto. Mas, se somos discípulos de Jesus, devemos compreender que nos veremos em situação semelhante à dos discípulos. Devemos confiar no Mestre. Podemos levar a ele nossas ideias e soluções, mas devemos confiar em Sua aparente falta de lógica. Às vezes Ele, deliberadamente, deixará tudo parecer fora de controle e sem propósito, para então manifestar Seu poder e propósito. Devemos fazer o que nos cabe tanto quanto confiar no que cabe a Deus. Quando nos parecer que Deus não está fazendo o que deveria, confiemos: Ele está fazendo justamente o que deveria.
São Bernardo Do Campo - SP

30 De Março de 2021 .

Deus é bom em todo o tempo.

SAUDADE DA IGREJA REAL

“Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, porque os trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo”.

Paulo considerava algo ajustável às exigências da justiça que seu coração respondesse com gratidão a Deus às iniludíveis manifestações da graça divina na vida do membros da igreja de Filipos.

Quem vê o milagre do poder salvador de Deus na vida de uma igreja local e não se regozija com a visão de uma igreja florida está em desconexão com os sentimentos dos crentes verdadeiros, dos anjos e do próprio Deus.

Sua gratidão tinha um fundamento intelectual objetivo. Havia uma igreja verdadeira em Filipos, cujo testemunho de fé o encantava. Sua relação com Filipos atingia-o na medula do seu ser. Ele fala de um sentimento baseado no lugar de onde promanam as afeições, decisões e percepções espirituais. Ele os trazia no coração. Que beleza de quadro!

Assim pastores e igrejas deveriam se relacionar. É possível uma igreja ser movida por entranháveis afetos de amor. Temos de crer nessa obra da graça de Deus. Os dias são difíceis. Parece aos nossos olhos que nada é real na vida da igreja. Temos a instituição, com seus prédios, legislação, funcionários, conta bancária. Mas, sentimos falta de algo orgânico, visceral, espontâneo, capaz de nos remeter para o contato com pessoas diante das quais nos desarmamos devido à sua bondade.

O que esse verso deseja nos ensinar é que é possível termos uma igreja real.

Rev . Antonio Carlos Costa
Ps. Extraído do comentário que está escrevendo sobre A Carta ao Filipenses.
Olá amados e amadas .

Estamos de volta com as Devocionais diárias . ☺️

Neste tempo que se passou , concluí minha formação e agora poderei me dedicar a todos os dias publicar algumas gotas da água da vida que é Jesus de Nazaré em sua vida .

Goteje também na vida de outras pessoas e compartilhe as boas novas .

São Bernardo do Campo dia 7 De Agosto de 2021 .




— Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
João 15:5 NTLH



GALHOS SECOS

Gosto de visitar vinhedos e entender o processo de produção de uvas, vinhos e outros produtos que tem sua origem na uva. Durante o inverno os vinhedos estão sem folhas, sem frutas e sem cor e os galhos estão todos secos. 

Os galhos estão secos mas o processo interno de renovação para a próxima safra não está parado. No inverno a seiva é renovada, a planta hidratada e preparada para o surgimento de novas frutas. 

Nossa vida é assim. Durante nossos “invernos”, quando parece que Deus se esqueceu de nós e nada acontece em nossa vida, Ele está trabalhando e produzindo em nós aquilo que precisamos para continuar vivendo uma vida frutífera. 

Deus tem sempre algo novo para sua vida. Você não é um galho seco! Você é um ramo ligado em Jesus, que nutrido pelo Espírito  dará muito fruto. Você não pode produzir o fruto mas pode cuidar do pomar. 

No dia de hoje cuide do pomar. Coopere com Cristo, viva no Espírito e sua vida fluirá em paz e satisfação.
São Bernardo do Campo , 7 De Agosto de 2021 .

Graça e Paz .

Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios.
Provérbios 15:31 NTLH




 

REPREENSÃO

Não conheço uma pessoa que goste de ser repreendida. Parece que quando somos repreendidos estamos sendo diminuídos. Isso é uma falácia. 

Toda repreensão, feita com amor e por amor, é uma oportunidade de reflexão e mudança. Se alguém está repreendendo você é porque ele percebeu que uma atitude sua não combinou com quem você é ou poderia ser. 

Jesus nos ensina que as pessoas tolas rejeitam as repreensões mas as pessoas sábias acolhem as repreensões, refletem sobre elas, aprendem o que precisam aprender e melhoram sua vida. 

Ser sábio ou tolo é uma escolha. O que você escolhe?
São Bernardo do Campo, 8 De Agosto de 2O21.

Graça e Paz .

*Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!
Romanos 15:13 NTLH*


Deus Tem Bons Planos

Estamos vivendo em um tempo sem precedentes, navegando nas ameaças da vida e agitações da economia por causa da pandemia de COVID-19. No passado, vimos doenças catastróficas, desastres, e guerras impactarem diversos países, mas isto é diferente. Neste tempo, o mundo todo tem algo em comum: estamos tentando sobreviver a um vírus mortal.

Então, como seguidores de Jesus, como encontramos sentido nisto? O que fazemos com as perguntas que temos para Deus e nossas perguntas acerca de Deus? Como encontrarmos boas notícias em uma corrente contínua de más notícias? E como podemos entender como essa situação se encaixa na passagem familiar de Jeremias 29:11? 

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. (NTLH)

Este verso nos dá esperança e é nosso cobertor de segurança espiritual em tempos difíceis. Está impresso em camisetas, gravado em canecas de café e estampado em cartões de felicitações. Deus é um doador de esperança, mas precisamos entender o contexto deste estimado verso. 

Jeremias profetizou aos israelitas no reino do sul de Judá antes que eles fossem levados cativos em 586 a.C pelo Rei Nabucodonosor da Babilônia. Em Jeremias 27, ele profetizou que eles serviriam a este rei, seu filho, e seu neto, e que tudo estaria sob o controle desses homens (Jeremias 27:6-7). 

No próximo capítulo, um falso profeta chamado Ananias falou ao povo que Deus os libertaria e que iria restaurar todas as coisas em dois anos. Jeremias desafiou Ananias por causa de suas mentiras. Ele também disse que Ananias morreria em dois meses, e ele morreu.

No capítulo 29, Jeremias encoraja o povo a viver suas vidas enquanto ainda estava no exílio — trabalhar, casar, plantar, comer e multiplicar! Ele diz que eles permaneceriam na Babilônia por 70 anos, e depois eles seriam trazidos de volta para casa novamente. 

Os planos de esperança e um futuro para Seu povo escolhido provavelmente não combinava com a ideia que eles mesmos tinham. Eles queriam ir para casa, porém Deus disse que demoraria em 70 anos. Eles queriam ter seu próprio rei, mas Deus disse que eles deveriam servir ao rei da Babilônia. Eles queriam florescer em sua terra natal, mas Deus disse que isso aconteceria sob um governo que os havia levado cativos. Possivelmente, a parte mais difícil era que a geração mais velha jamais voltaria para casa. Eles morreriam em uma terra estranha, servindo a um rei estrangeiro. 

Não podemos insistir em nossa ideia de um futuro brilhante e esperançoso. Nós temos a tendência de sermos míopes e terrenos. Mas os caminhos de Deus são muito mais altos que nossas mentes conseguem imaginar. Seu plano é melhor! E isso incluirá estar para sempre com Ele no céu, não somente uma curta porção de nossas vidas na terra. 

Se nossa esperança está entrelaçada de dúvida, medo e ansiedade, nós podemos mudar isso hoje. Podemos eliminar nossa atitude de“espero que sim” e substituí-la com a mentalidade do “saber com certeza”. Nossa esperança jamais deveria estar amarrada a conveniências e prazeres que o mundo oferece ou ao alívio de uma situação. Ao invés disso, nós firmamos nossas mentes nas promessas e verdades da Palavra de Deus e fixamos nossos olhos naquele dia em que nosso brilhante, glorioso e eterno futuro se tornará realidade. Ao invés de desejar fugir dos nossos dias nos dilemas em que estamos, tenhamos confiança que Deus depositará esperança em nós, independentemente do que estamos sofrendo. 
São Bernardo Do Campo , 12 De Agosto de 2021 .

Graça e Paz .

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
Josué 1:9 NTLH



Deus Está Perto de Nós

Samuel Johnson, um escritor do século XVIII disse, “As pessoas precisam ser lembradas com mais frequência do que precisam ser instruídas.” Aprender novas coisas nos mantém afiados e nos ajuda a melhorar a nós mesmos. Mas, há muito mais do que já temos aprendido, mas simplesmente não aplicamos ou lembramos. Umas daquelas coisas que precisamos nos lembrar é o quão próximo Deus está de nós. Aqui estão algumas verdades cheias de esperança para lembrar:

Não há um lugar que possamos ir onde Sua presença não esteja lá primeiro. Ele está em nosso ontem, Ele está em nosso hoje, e Ele está em nosso amanhã, tudo ao mesmo tempo. Ele se alegra por nós, nos premia, nos abençoa, e nos envolve com Seu perdão e graça todo dia, ao longo do dia. Além disso, não há tragédia que vamos encarar, ou dificuldade que vamos enfrentar, e adversidade que vamos encontrar onde Deus não esteja conosco, firmemente nos sustentando com Sua destra poderosa, justa e perfeita. 

Quando você se sente sozinho e se pergunta onde Deus está, saiba que Ele está sobre você, acima de você, após você, no meio de você, em torno de você, entre você, antes de você, atrás de você, abaixo de você, do seu lado, em seu favor, por você, para você, dentro de você, próximo de você, e sobre você. Ele está em todo lugar, a todo tempo. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você sente medo e se pergunta porque Deus não retira isso de você, saiba que Ele não tem lhe dado um espírito de medo, mas de amor, poder e uma mente sã. Que nada pode nos separar de Seu amor e presença. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você está doente e não entende porque Deus não lhe cura, saiba que Ele é ainda o Grande Médico e Jehovah-Rapha, o Deus que cura. O tempo que você tem em mente pode não corresponder ao Dele, mas tenha certeza, Ele está fazendo uma obra em você e através de você. Para todo o sempre, Ele está perto de nós. 

Não há nada que encontraremos que Deus já não tenha derrotado. E não somente derrotado, mas totalmente aniquilado em nosso favor quando Ele colocou Jesus na cruz para cobrir nossos pecados passados, presentes e futuros. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você passa por situações devastadoras, Ele está com você.
Quando sua vida parece estar girando fora de controle, Ele está com você.
Quando você não consegue ver o caminho, ou mesmo o próximo passo, Ele está com você. 

Há opções em todo lugar que nos imploram para colocarmos nossa confiança, esperança e alegria nelas. Estas alegrias e prazeres temporários não se comparam à eterna, inesgotável presença de nosso Deus Todo-Poderoso que nos chama Seus filhos. Sua presença é o prêmio. Isto é o que temos por toda a eternidade.
Bom dia irmãos, olha que interessante!

O ministério Fiel disponibilizou todas aulas do curso *9 marcas de uma igreja saudável* de forma *gratuita* 🙌🏻
São 28 vídeo aulas com professores como *Mark Dever, Heber Campos, Augustus Nicodemus, Silas Campos*, entre outros.

Segue o link para quem tiver interesse e disponibilidade 🙏🏻

Se inscreva no Canal e fique por dentro desta e de outras oportunidades.

https://conteudo.ministeriofiel.com.br/9-marcas-de-uma-igreja-saudavel?utm_campaign=cfl_curso_9_marcas_-_acesso_gratuito&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
DESESPERANÇA TEM CURA
Mateus 24: 6- 9

"Vocês ouvirão falar de guerras e ameaças de guerras, mas não entrem em pânico. Sim, é necessário que essas coisas ocorram, mas ainda não será o fim. Uma nação guerreará contra a outra, e um reino contra o outro. Haverá fome e terremotos em várias partes do mundo. Tudo isso, porém, será apenas o começo das dores de parto.
“Então vocês serão presos, perseguidos e mortos. Por minha causa, serão odiados em todo o mundo. Muitos se afastarão de mim, e trairão e odiarão uns aos outros. Falsos profetas surgirão em grande número e enganarão muitos. O pecado aumentará e o amor de muitos esfriará, mas quem se mantiver firme até o fim será salvo.


Esperança. Amo profundamente esse conceito. Por isso, fico bastante triste quando converso com pessoas que, embora desejem viver dias melhores, aparentam completa desesperança.

Trata-se de uma questão que tende a se agravar. Em seu sermão profético, registrado em Mateus 24, Jesus antecipou que, no fim dos tempos, a desesperança tomará conta do planeta. E já podemos vê-la, uma vez que o comportamento humano tem se distanciado cada vez mais dos valores de Deus.

Quando a criatura se afasta do Criador, toda esperança se extingue, porque as pessoas estão completamente rendidas, entregues aos acontecimentos ruins da vida, afundando-se no mar do desespero.

No entanto, se a desesperança começa a bater na porta do seu coração, saiba que é possível continuar a viver.

A Bíblia está repleta de relatos de ações sobrenaturais do Deus que promete e cumpre, e isso alimenta nossa esperança. Na queda do homem, tudo parecia perdido. Porém, Deus se revelou, com a promessa de um Salvador para a humanidade caída: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3.15, NVT).

Jesus é esse descendente, e podemos ter certeza de que, por meio dele, o Deus da esperança estará sempre presente, inclusive quando não vemos saída e, aparentemente, não temos mais o que fazer. Em meio aos vales profundos da jornada, quando a caminhada se torna difícil e, até mesmo, insuportável, podemos olhar para o alto e encontrar em Deus a única e verdadeira fonte de esperança.
Channel name was changed to «📖 Devocional Noturno 📖»
Salmo 139

“Ó Senhor, tu examinas meu coração

e conheces tudo a meu respeito.

Sabes quando me sento e quando me levanto;

mesmo de longe, conheces meus pensamentos.

Tu me vês quando viajo e quando descanso;

sabes tudo que faço.

Antes mesmo de eu falar, Senhor,

sabes o que vou dizer.

Vais adiante de mim e me segues;

pões sobre mim a tua mão.

Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim;

é grande demais para eu compreender!

É impossível escapar do teu Espírito;

não há como fugir da tua presença.

Se subo aos céus, lá estás;

se desço ao mundo dos mortos,lá estás também.

Se eu tomar as asas do amanhecer,

se habitar do outro lado do oceano,

mesmo ali tua mão me guiará,

e tua força me sustentará.”



Esperança que fortalece

A Bíblia está repleta de histórias de homens e mulheres que tinham tudo para desanimar e jogar a vida para o alto, mas em vez disso encontraram o Deus onipresente, que não se esquece de nenhuma de suas promessas. José experimentou essa realidade.

Quando jovem, José teve um sonho que apontava para um futuro pessoal de poder, glória e prosperidade. Porém, ao compartilhar o sonho com os irmãos mais velhos, recebeu deles revolta, inveja, ódio e traição, a ponto de o venderem como escravo.

A saga de José nos sugere que, apesar de toda a longa trajetória de adversidades, aquele homem de Deus jamais se sentiu abandonado pelo Senhor. Ele sabia que Deus o acompanhava e, por isso, ao perdoar seus irmãos e reconciliar-se com eles, foi capaz de dizer-lhes: “Vocês pretendiam me fazer o mal, mas Deus planejou tudo para o bem” (Gn 50.20, NVT).

No percurso árduo que enfrentou, José manteve um coração esperançoso. O que o fez persistir mesmo depois de ter sido enganado e traído pelos irmãos? O que o motivou a perseverar mesmo após ter sido difamado e lançado na prisão? Acredito que a resposta é: José conhecia o Deus da esperança.

O Deus da esperança deseja que adotemos essa mesma postura. Por mais que as tribulações venham, a traição fira, os enganos aconteçam e os problemas surjam, devemos decidir que a esperança nos fortalecerá para enfrentar o novo dia — porque Deus está conosco.
2025/02/15 16:50:04
Back to Top
HTML Embed Code: