tgoop.com/russembangola/1370
Last Update:
🌐 Sobre a aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da resolução «Erradicação do colonialismo em todas as suas formas e manifestações»
Em 4 de Dezembro a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução «Erradicação do colonialismo em todas as suas formas e manifestações», cujo projecto foi preparado pelo Grupo de Amigos em Defesa da Carta da ONU com o papel principal da Rússia. 113 Estados votaram a favor, 63 países abstiveram-se e nenhum dos membros da ONU votou contra. Anteriormente, o documento foi aprovado no Comitê Especial sobre Descolonização (C-24) e na Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU.
Este forte apoio demonstra claramente que a iniciativa atende plenamente aos interesses fundamentais da maioria mundial.
Os seus representantes estão determinados a unir esforços para combater os remanescentes da vergonhosa era colonial e as manifestações modernas do colonialismo, que constituem um sério obstáculo à formação da ordem mundial multipolar mais justa, que crie as condições para o desenvolvimento abrangente e soberano dos Estados sem qualquer forma de coerção.
O núcleo da abstenção foi novamente formado pelas antigas metrópoles ocidentais que são as principais responsáveis pela opressão colonial de séculos dos países da Ásia, África e América Latina. A resolução apresentada foi extremamente inconveniente para eles. No entanto, eles não ousaram se opor ao Sul e Oriente Globais.
O principal objectivo da iniciativa é garantir a plena implementação da Declaração sobre a Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais de 1960. Neste contexto a resolução propõe considerar a proclamação do dia 14 de Dezembro como o Dia Internacional contra o Colonialismo em Todas as suas Formas e Manifestações (para comemorar a data da adopção da declaração) e elaborar programas temáticos de sensibilização e educação.
A resolução aprovada permitirá tornar sistemáticos os esforços para erradicar todas as manifestações do colonialismo. Além disso, cria uma base sólida para a promoção de novas iniciativas anti-coloniais, tanto no âmbito da ONU como em outras plataformas multilaterais.
A Rússia está totalmente pronta para tal trabalho, juntamente com numerosos Estados com as ideias semelhantes.
BY 🇷🇺🇦🇴🇸🇹 Embaixada da Rússia em Angola e São Tomé e Príncipe
Share with your friend now:
tgoop.com/russembangola/1370