tgoop.com/sementesdefe/380
Last Update:
Dia 03 de março 2022
Leitura: NĂșmeros 3 e 4
Lucas 2
NĂșmeros 3
3:1-51 O papel dos levitas. Os levitas eram descendentes de Levi, o terceiro filho de JacĂł, nascido de Lia (Gn 29:34). Foram divididos em trĂȘs grupos, cada um descendendo de um dos trĂȘs filhos de Levi: GĂ©rson, Coate e Merari (Gn 46:11). Os membros de uma famĂlia dentre os levitas, a famĂlia de ArĂŁo, deviam servir como sacerdotes (3:1-4,10). O restante dos levitas devia assistir os sacerdotes e, consequentemente, a comunidade. Sua incumbĂȘncia era cuidar de toda a mobĂlia e utensĂlios associados Ă tenda da congregação (3:5-9).
Do ponto de vista humano, Ă© possĂvel que essa posição especial tenha sido dada aos levitas porque MoisĂ©s precisava do apoio dos membros de sua prĂłpria tribo para ajudĂĄ-lo a fazer cumprir as leis estabelecidas para a comunidade e incentivar a fidelidade Ă s novas prĂĄticas religiosas que estavam sendo definidas. Foi exatamente esse o papel dos levitas ao tomar partido de MoisĂ©s durante o episĂłdio do bezerro de ouro e obedecer Ă sua ordem para matar os idĂłlatras. Esse gesto levou MoisĂ©s a dizer: âConsagrai-vos, hoje, ao Senhorâ (Ăx 32:29), uma declaração que tambĂ©m pode ser traduzida por âHoje vocĂȘs se consagraram ao Senhorâ (NVI).
Contudo, a nomeação dos levitas tambĂ©m tem uma dimensĂŁo espiritual. 0 filho primogĂȘnito de toda mulher israelita pertencia, por direito, a Deus. Ele passou a considerĂĄ-lo sua propriedade desde o dia em que destruiu os primogĂȘnitos do Egito, mas resgatou os primogĂȘnitos de Israel (Ăx 13:12). No entanto, os levitas deviam exercer a função de substitutos dos filhos primogĂȘnitos e servir ao Senhor no lugar deles (3:11-13). Ao montar acampamento, a tribo de Levi devia ficar mais prĂłxima da tenda da congregação, e cada clĂŁ da tribo recebeu instruçÔes acerca do seu lugar e das suas tarefas especĂficas (3:14-39). Sua posição como substitutos Ă© evidente, tanto na ordem de Deus para que MoisĂ©s realizasse um censo separado de todos os primogĂȘnitos do sexo masculino quanto no cuidado que MoisĂ©s teve em comparar o nĂșmero de primogĂȘnitos com o nĂșmero de levitas e cobrar o resgate necessĂĄrio para compensar a diferença (3:40-51).
NĂșmeros 4
Nm 4:1-49 A divisĂŁo de tarefas dos levitas. Para que o povo fosse bem-sucedido em sua marcha pelo deserto, cada grupo da comunidade teria de se mostrar competente no cumprimento do seu papel. E, dentro de cada grupo, havia subgrupos para os quais era necessĂĄrio distribuir tarefas. Esse capĂtulo mostra a divisĂŁo do trabalho entre as trĂȘs famĂlias levitas mencionadas no censo (Nm 3:16-37). Um censo Ă parte foi ordenado para determinar quantos desses indivĂduos estavam aptos a servir na tenda da congregação. Todos os homens levitas de 30 a 50 anos de idade deviam ser contados (4:1-3). Ă possĂvel que começassem a servir mais tarde no serviço religioso do que no serviço militar por causa da seriedade das funçÔes exercidas, que exigiam maturidade emocional, mental e fĂsica. Os totais apresentados aqui diferem do nĂșmero de levitas do sexo masculino em 3:21-39, pois naquela contagem foram incluĂdos todos os homens dessa tribo, atĂ© mesmo os que eram jovens ou idosos demais para servir na tenda da congregação.
Cada um dos trĂȘs clĂŁs levitas ficaria responsĂĄvel pelo transporte de uma parte da tenda da congregação e seria supervisionado por um dos descendentes de ArĂŁo.
As responsabilidades dos coatitas sĂŁo descritas em 4:4-20. Deviam carregar as coisas santĂssimas (4:4; cf. tb. Nm 3:31), itens tĂŁo sagrados que somente os sacerdotes podiam tocĂĄ-los. Assim, os sacerdotes, supostamente sob a supervisĂŁo de Eleazar (4:16), filho de ArĂŁo, deviam embrulhar esses objetos cuidadosamente antes de permitir que os coatitas os carregassem (4:5-15a). Os coatitas nĂŁo deviam tocar em nenhuma dessas coisas diretamente nem tentar vĂȘ-las, ainda que de relance. A pena para a desobediĂȘncia a essa injunção era a morte (4:156,17-20).
BY Sementes da FĂ© đ±
Share with your friend now:
tgoop.com/sementesdefe/380