tgoop.com/sementesdefe/391
Last Update:
João não tinha sido comissionado para trazer mensagens consoladoras para aqueles que viviam vidas pecaminosas; ele estava chamando o povo para uma vida correta enquanto preparava o caminho para seu Messias. Que mudanças você pode fazer ao compartilhar o que você tem, fazer seu trabalho bem e honestamente e ficar contente?
3:12 Os cobradores de impostos eram famosos por sua desonestidade. Os romanos juntaram fundos para seu governo cultivando o privilégio de coleta. Os coletores de impostos ganhavam a vida adicionando uma quantia considerável - o que quer que eles conseguissem pagar - ao total e mantendo esse dinheiro para si. A menos que o povo se revoltasse e corresse o risco de retaliação romana, eles tinham que pagar o que fosse exigido. Obviamente, o povo odiava os cobradores de impostos, que geralmente eram corruptos e gananciosos. Mesmo assim, disse João, Deus aceitaria até mesmo esses homens; Deus deseja derramar misericórdia sobre aqueles que confessam seus pecados e então dar-lhes forças para viver uma vida transformada.
3:12-14 A mensagem de João criou raízes em lugares inesperados - entre os pobres, os desonestos e até mesmo o odiado exército de ocupação. Essas pessoas estavam dolorosamente cientes de suas necessidades e estavam honestamente procurando saber o que fazer para mudar suas vidas. Alguém seguiu o conselho de John? Certamente alguns o fizeram, e seu coração enternecido ficou pronto para receber a mensagem Daquele que estava por vir.
3:14 Esses soldados eram as tropas romanas enviadas para manter a paz nesta província distante. Muitos deles oprimiram os pobres e usaram seu poder para tirar vantagem de todas as pessoas. João os chamou para abandonar seus pecados e mudar seus caminhos.
3:15 Israel não tinha visto um profeta por mais de 400 anos. Acreditava-se amplamente que quando o Messias viesse, a profecia reapareceria (Joel 2:28, 29; Malaquias 3:1; 4:5). Quando John entrou em cena, as pessoas ficaram entusiasmadas. Ele era obviamente um grande profeta, e eles tinham certeza de que a tão aguardada era do Messias havia chegado. Alguns, de fato, pensaram que o próprio João era o Messias. João falava como os profetas da antiguidade, dizendo que as pessoas deveriam abandonar seus pecados a Deus para evitar o castigo e experimentar sua misericórdia e aprovação. Esta é uma mensagem para todos os tempos e lugares, mas João falou com particular urgência; ele estava preparando o povo para a vinda do Messias.
3:16 O batismo de João com água simbolizou a purificação dos pecados. Seu batismo seguiu sua mensagem de arrependimento e reforma. O batismo de Jesus com fogo equipa a pessoa com poder para fazer a vontade de Deus. O batismo com o Espírito Santo foi dado pela primeira vez no Pentecostes (Atos 2) quando o Espírito Santo veio sobre os crentes na forma de línguas de fogo, capacitando-os a proclamar a ressurreição de Jesus em muitas línguas. O batismo com fogo também simboliza a obra do Espírito Santo em trazer o julgamento de Deus sobre aqueles que se recusam a se arrepender.
3:17 João advertiu sobre o julgamento iminente, comparando aqueles que se recusam a viver para a palha de Deus, a inútil casca externa do grão. Em contraste, João comparou aqueles que se arrependem e reformam suas vidas ao próprio trigo nutritivo. O garfo de joeiramento era um forcado usado para lançar o trigo para que os grãos se separassem das cascas. Aqueles que se recusam a ser usados por Deus serão descartados porque não têm valor em promover a obra de Deus. Aqueles que se arrependem e crêem, no entanto, têm grande valor aos olhos de Deus porque estão começando uma nova vida de serviço produtivo para ele.
3:19, 20 Nesses dois versículos, Lucas avança rapidamente para continuar sua explicação sobre João Batista.
eternidade.
BY Sementes da Fé 🌱
❌Photos not found?❌Click here to update cache.
Share with your friend now:
tgoop.com/sementesdefe/391