tgoop.com/sementesdefe/403
Last Update:
4:13 A derrota de Cristo sobre o diabo no deserto foi decisiva, mas não final. Ao longo de seu ministério, Jesus confrontou Satanás de muitas formas. Muitas vezes vemos a tentação como uma vez por todas. Na realidade, precisamos estar constantemente em guarda contra os ataques contínuos do diabo. Onde você está mais suscetível à tentação agora? Como você está se preparando para suportar isso?
4:13 O que seria necessário para você se “vender”? O que há na vida que faria com que você comprometesse sua fé? O que quer que seja - tentação sexual, incentivo financeiro, medo de alienar ou ofender alguém - será colocado em seu caminho em algum momento. O inimigo quer destruir os crentes ou pelo menos neutralizá-los por meio do pecado, vergonha e culpa. Quando a tentação surgir, faça o que Jesus fez: confie na Palavra de Deus e permaneça firme em seu compromisso de adorar somente a Deus, acima de tudo. Não importa o custo ou o sacrifício, não importa o quão atraente seja a virada, os crentes devem seguir o exemplo de Jesus e permanecer firmes. 4:15, 16 As sinagogas eram muito importantes na vida religiosa judaica. Durante o exílio, quando os judeus não tinham mais seu templo, as sinagogas foram estabelecidas como locais de adoração no sábado e como escolas para meninos durante a semana. As sinagogas continuaram a existir mesmo depois da reconstrução do Templo. Uma sinagoga pode ser montada em qualquer cidade com pelo menos 10 famílias judias. Foi administrado por um líder e um assistente. Na sinagoga, o líder costumava convidar um rabino visitante para ler as Escrituras e ensinar. Rabinos itinerantes, como Jesus, eram sempre bem-vindos para falar aos que se reuniam a cada sábado nas sinagogas. O apóstolo Paulo também tirou proveito dessa prática (ver Atos 13:5; 14:1).
4:16 Jesus foi à sinagoga “como era seu costume”. Embora fosse o Filho de Deus perfeito e sua sinagoga local sem dúvida deixasse muito a desejar, Jesus comparecia aos cultos todas as semanas. Seu exemplo faz com que nossas desculpas para não frequentar a igreja pareçam fracas e egoístas. Faça da adoração regular uma parte de sua vida.
4:17-21 Jesus estava citando Isaías 61:1, 2. Isaías retrata a libertação de Israel do exílio na Babilônia como um ano de jubileu, quando todas as dívidas são canceladas, todos os escravos são libertados e todas as propriedades são devolvidas aos proprietários originais (Levítico 25). Mas a libertação do exílio na Babilônia não trouxe o cumprimento esperado; eles ainda eram um povo conquistado e oprimido. Portanto, Isaías deve ter se referido a uma era messiânica futura. Jesus corajosamente anunciou: “Este dia se cumpriu esta escritura em seus ouvidos”. Jesus estava se proclamando como aquele que levaria essas boas novas a acontecer, mas o faria de uma forma que o povo ainda não era capaz de compreender.
4:24 Mesmo o próprio Jesus não foi aceito como profeta em sua cidade natal. Muitas pessoas têm uma atitude semelhante. Não se surpreenda se sua vida e fé cristã não forem facilmente compreendidas ou aceitas por aqueles que o conhecem bem. Como eles conhecem sua formação, seus fracassos e suas fraquezas, eles podem não ver além disso para a nova pessoa em que você se tornou. Deixe Deus trabalhar em sua vida, ore para ser uma testemunha positiva para ele e seja paciente.
4:28 Os comentários de Jesus irritaram o povo de Nazaré porque ele estava dizendo que às vezes Deus preferia alcançar os gentios em vez dos judeus. Jesus deu a entender que seus ouvintes eram tão incrédulos quanto os cidadãos do reino do norte de Israel nos dias de Elias (Elias) e Eliseu (Eliseu), uma época notória por sua grande maldade.
BY Sementes da Fé 🌱
Share with your friend now:
tgoop.com/sementesdefe/403