tgoop.com/sementesdefe/417
Last Update:
Lucas 8
8:2, 3 Jesus elevou as mulheres da degradação e servidão à alegria da comunhão e do serviço. Na cultura judaica, as mulheres não deveriam aprender com os rabinos. Ao permitir que essas mulheres viajassem com ele, Jesus estava mostrando que todas as pessoas são iguais perante Deus. Essas mulheres apoiaram o ministério de Jesus com seu próprio dinheiro. Eles tinham uma grande dívida com ele porque ele expulsou demônios de alguns e curou outros.
Aqui temos um vislumbre de algumas pessoas nos bastidores do ministério de Jesus. O ministério dos que estão no primeiro plano é apoiado por aqueles cujo trabalho é menos visível, mas essencial. Ofereça seus recursos a Deus, esteja você no centro do palco ou não.
8:4 Jesus frequentemente comunicava a verdade espiritual por meio de histórias curtas (chamadas de parábolas). Essas histórias descrevem um objeto ou situação familiar e dão a ele uma reviravolta surpreendente. Ao ligar o conhecido ao oculto e forçar os ouvintes a pensar, as parábolas podem apontar para verdades espirituais. Uma parábola obriga os ouvintes a descobrirem a verdade por si mesmos e oculta a verdade daqueles que são preguiçosos ou estúpidos demais para entendê-la. Ao ler as parábolas de Jesus, devemos ter cuidado para não ler muito nelas. A maioria tem apenas um ponto e um significado.
8:5 Por que o fazendeiro permitiria que uma semente preciosa caísse na beira do caminho, nas rochas ou entre espinhos? Este não é um fazendeiro irresponsável espalhando sementes ao acaso. Ele está usando o método aceitável de semear um grande campo - lançando-o aos punhados enquanto caminha pelo campo. Seu objetivo é obter o máximo de sementes possível para criar raízes em solo bom, mas o desperdício é inevitável, pois algumas caem ou são jogadas em áreas menos produtivas. O fato de parte da semente não produzir safra não é culpa do agricultor fiel ou da semente. O rendimento depende da condição do solo onde a semente cai. É nossa responsabilidade espalhar a semente (a mensagem de Deus), mas não devemos desistir quando alguns de nossos esforços falham. Lembre-se de que nem todas as sementes caem em solo bom.
8:10 Por que as multidões não entenderam as palavras de Jesus? Talvez eles estivessem procurando um líder militar ou um Messias político e não conseguissem encaixar seu estilo de ensino gentil em sua ideia preconcebida. Talvez eles estivessem com medo da pressão dos líderes religiosos e não quisessem se aprofundar nas palavras de Jesus. Deus disse a Isaías que as pessoas ouviriam sem entender e assistiriam sem aprender nada (Isaías 6:9), e esse tipo de reação confrontou Jesus. A parábola dos quatro solos era uma imagem precisa da reação do povo ao resto de suas parábolas.
8:11-15 Pessoas do “lado do caminho”, como muitos dos líderes religiosos, se recusam a acreditar na mensagem de Deus. Pessoas de solo rochoso, como muitas na multidão que seguiram Jesus, acreditam em sua mensagem, mas nunca fazem nada a respeito. Os povos remendos, dominados pelas preocupações e pela sedução do materialismo, não deixam espaço para Deus em suas vidas. Pessoas de boa terra, em contraste com todos os outros grupos, seguem Jesus custe o que custar. Que tipo de solo você é?
8:16, 17 Quando a luz da verdade sobre Jesus nos ilumina, temos o dever de brilhar essa luz para ajudar outros. Nosso testemunho de Cristo deve ser público, não escondido. Não devemos guardar os benefícios apenas para nós, mas transmiti-los a outros. Para sermos úteis, precisamos estar bem posicionados. Busque oportunidades de brilhar sua luz quando os incrédulos precisarem de ajuda para ver.
8:18 Aplicar a Palavra de Deus nos ajuda a crescer. Este é um princípio de crescimento na vida física, mental e espiritual. Por exemplo, um músculo, quando exercitado, ficará mais forte, mas um músculo não utilizado ficará fraco e flácido. Se você não está ficando mais forte, está ficando mais fraco; é impossível você ficar parado. Como você está usando o que Deus lhe ensinou?
BY Sementes da Fé 🌱
Share with your friend now:
tgoop.com/sementesdefe/417